KARIN SCHWAMBACH arquitetura e urbanismo
Estação Antártica "Comandante Ferraz"
Período: Janeiro – Março 2013
Equipe: The BRaIN Team – Brazil and India
Karin Schwambach – Dourados (BRASIL)
Juliana Barreto- Rio de Janeiro (BRASIL)
Ramesh Pallikara – (INDIA)
Karthik Natarajan – (INDIA)

O projeto da Estação Antártica Comandante Ferraz atende o desafio de ser uma base ecológica, modular, de fácil montagem e manutenção através do desenho constituído integramente em peças de madeira, comercialmente disponíveis, com vigas de 3, 4 e 5 metros . O módulo estruturam-se seguindo a lógica de Pitágoras em seu teorema, formando triângulos sempre um vértice com 90 graus.
O complexo do prédio principal consiste em:
1. O prédio principal que apresenta com as principais instalações do setores social e de serviço, e a garagem, como por exemplo a garagem no térreo e a cabine do chefe no pavimento superior.
2. A plataforma para o heliponto, que abaixo é ocupada com a garagem de suporte, área para recebimento e armazenamento de óleo, bem como o depósito principal.
3. Um bloco de dois pavimentos para os dormitórios, que é a área mais privativa do complexo.
A equipe BraIN (Brazil+India) é formada por quatro amigos, arquitetos, morando em diferentes partes do mundo. Decidimos fazer este trabalho como uma experiencia de projeto em grupo a distância. Foi uma competição internacional com a vantagem de nenhum dos participantes já terem visitado o local. Usamos google hangout para encontros online, emails, chats e google drive para arquivos.
Concurso de Projeto idealizado pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil e Marinha do Brasil.