KARIN SCHWAMBACH arquitetura e urbanismo
A Praça é Nossa

Presidente Prudente /SP
Intervenção urbana da disciplina de Urbanismo IV
Curso de Arquitetura e Urbanismo UNOESTE
Período: Jul – Nov 2012
O Terminal Rodoviário Comendador Walter Lemes Soares, importante equipamento urbano de Presidente Prudente, localiza-se próximo a região central da cidade. Atualmente, seu contexto apresenta baixa qualidade ambiental devido uma somatória de fatores, tais como: falta de manutenção da edificação, degradação da rua e de seus elementos, áreas de prostituição, comércio informal, ocorrências de violência urbana, conflito no tráfego de pessoas e veículos.
Em 2012, o local passou por reformas no prédio e intervenções em seu entorno imediato, cujas ações tiveram um forte impacto local. Considerando o potencial urbanístico deste equipamento urbano, bem como a importância desta área para a cidade, os alunos fizeram uma intervenção artística para instigar uma reflexão sobre a cidade que queremos.
Após análise das intervenções no terminal em escala urbana, notou-se a ampliação do estacionamento supriu a necessidade imediata por vagas, mas provocou uma série de consequências indesejáveis. São estas: a obstrução da passagem de pessoas pelo meio da praça, fechamento com grades da Praça dos Pioneiros, aumento de área impermeabilizada de solo, afastamento de dos “olheiros” naturais, diminuição do potencial transformador que um espaço público de qualidade pode oferecer.
Até onde se sabe, ainda não foram desenvolvidos projetos para melhorias da infra estrutura local, para o tráfego e conflitos na circulação de pedestres, para melhoria da praça e nem para melhorar de índices de marginalização da área.
Artigo publicado no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista 2013
Colloquium Humanarum, vol. 10, n. Especial, Jul–Dez, 2013, p. 223-231. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000453









